quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Entrevista de Damon Lindelof (Produto de LOST) ao USA Today

Em que estágio da temporada vocês estão agora?


Lindelof: Atualmente estamos escrevendo o oitavo episódio, quebrando a história do nono e filmando o sexto. O esqueleto da temporada toda está pronto, mas escrevemos um episódio de cada vez porque o trabalho da gênese de cada cena é a parte mais divertida. Estamos na metade do caminho agora.

O final que você imaginou quando criou a série ainda é o mesmo?

Essa é uma ótima pergunta. Sim, o final que mostraremos é o mesmo que planejamos desde o início, com exceção de que não sabíamos se chegaríamos nele depois de duas, quatro ou seis temporadas, portanto o caminho que tomamos até atingir esse final precisou ser alterado de forma significativa. Mas o final em si? Quer as pessoas gostem dele ou não, será o final que já tinhamos em mente.

Walt vai ter um papel importante nessa última temporada? Ele foi importante por um tempo por conta de seu ‘dom’, mas essa história nunca se desenvolveu.
Penso que dentre as coisas que provocaram frustração justificada nas pessoas, a história de Walt seja uma das maiores. Nós dissemos que ele tinha essa habilidade especial, e os Outros obviamente o sequestraram e o estudaram por um tempo e então decidiram deixá-lo ir.
Há algumas história na série que tiveram que ser alteradas por conta de fatores externos. Ficamos incrivelmente limitados por conta do crescimento acelerado de Malcom David Kelley quando comparamos com a progressão da série. Portanto, quando o mostramos na 5ª temporada no momento em que Locke estava recrutando os Oceanic Six, a única forma de fazer aquilo funcionar era mostrando-o três anos mais velho. Apesar disso, acredito que a explicação do porque ele é especial e o papel que teve na série ganhará um novo significado quando tudo se encerrar. E não tenho certeza se realmente precisamos do personagem para explicar seu significado.

Nunca vamos saber mais detalhes da história de Libby ou pelo menos qual era o último nome dela?

Essa é outra pergunta que muitos fazem, e ela é outro desses casos em que o complicador é muito mais nossa relação com o ator do que nosso desejo de contar a história. Nós torcemos para que Cynthia Watros retorne mais uma vez para finalizar a história dela, mas isso depende dela. Nós a convidamos na temporada passada, mas ela não se interessou. Vamos torcer para que ela mude de ideia.

Só digo o seguinte: se Watros de fato não aceitar, vai provar que além de atriz mediana, é também muito tola.

Um(a) ator (atriz) definitivamente não retornará na última temporada, certo? Pode nos fala mais a respeito?

Nós realmente convidamos um ator/atriz que teve um papel significativo na série para retornar na 6ª temporada, e essa pessoa se recusou. Mas não vou confirmar quem é. Tudo o que vou dizer é que essa pessoa nunca fez parte do elenco regular.

Falando de Danielle Rousseau, talvez? Acredito que sim.

E Frank Lapidus? Ele será regular nessa temporada?

Sim. Lapidus é definitivamente um personagem regular nessa temporada. Jeff Fahey era apenas recorrente na temporada passada. Agora, independente de chegar ou não ao final da série, ele fará parte do elenco principal.

Quantos personagens chegarão ao final da temporada?

Você realmente acha que vou responder essa pergunta? Ok, nem todos. Disso tenho certeza.

Vamos retornar aos números? Eles obviamente desempenharam um papel grande no começo e então ficaram de lado em função do foco nos personagens.

Posso dizer que uma das coisas que realmente queremos fazer nessa temporada final é tornar a experiência a mais satisfatória possível. Sabemos que se formos esperar até o último episódio para dar as respostas ou revelações não teremos como tornar tudo satisfatório, portanto queremos diluir tudo à medida em que a temporada acontecer. Tudo o que vou dizer é que essa é a última temporada de Lost e que seríamos muito relapsos se não voltassemos aos números para avaliar seu significado.

No final da última temporada teremos um encerramento fechado sem mais nada a dizer, ou há possibilidade de vermos spinoffs e filmes?

É nossa intenção terminar a história de Lost no último episódio que será exibido na televisão. Não temos qualquer intenção de fazer um filme ou deixar pontas soltas. Dito isso, algumas pessoas vão achar tudo bem satisfatório enquanto outras vão dizer que faltou alguma coisa. Tudo depende da forma como você acompanha a série. Mas a pior coisa que poderíamos fazer seria responder algumas coisas e então dizer que responderemos as outras num filme de Lost dali a dois anos. A série é a nossa versão de Lost, e uma vez que ela termine será o fim. J.K. Rowling disse que escreveria sete livros de Harry Potter e ela se manteve fiel à promessa. Teremos seis temporadas de Lost e acabou.

Há alguma chance de que após o fim da temporada, vejamos uma continuidade Lost através de um filme, livros ou mesmo um site? Vocês farão alguma coisa para manter os fãs depois do fim da série?

Eu acredito que os próprios fãs irão gerar bastante material como fanfics e esse tipo de coisa. Mas a nossa história estará encerrada. Nós não somos donos da marca Lost, que pertence à Disney/ABC. Portanto se eles decidirem gerar algum tipo de coisa poderão fazê-lo, mas não será com a nossa participação. Por mais que eu queira que os fãs tenham materiais novos, penso que na verdade eles iriam querer nos matar, porque o propósito de anunciar uma data para o final é para encerrar tudo.

Qual é o episódio que você menos gosta na série?

É o “Homecoming”, episódio da primeira temporada, quando Claire reaparece depois de ficar na floresta por alguns dias ao ser sequestrada pelos Outros e o Ethan vem atrás dela. A história do flashback era do Charlie tentando se manter sóbrio à medida em que vende máquinas copiadoras. No final do episódio ele atira no Ethan. Eu mesmo escrevi esse episódio e é o que eu menos gosto.

Não é o episódio que os fãs geralmente apontam.

O episódio que os fãs mais apontam é o “Stranger in a Strange Land”, que é o episódio com a Bai Ling e as tatuagens de Jack. Basicamente acho injusto malhar esse episódio. Sou fã dele? Não. Mas ao mesmo tempo, o que aconteceu é que algumas coisas que escrevemos e ideias que tivemos não deram certo. Escalamos mal, a premissa foi mal escolhida, a história do flashback foi ruim. Enfim, tudo que podia dar errado aconteceu porque o roteiro era ruim. “Homecoming” por sua vez, era falho em quase todos os aspectos que um episódio de Lost podia ser.

Então você acha que se tornou um roteirista melhor desde o início de Lost?

Espero que sim. Acho que me tornei um ouvinte melhor e isso me levo ua escrever melhor. Não sei. Ainda tenho muito orgulho de ter escrito o Piloto, mas também me orgulho do final da 3ª temporada. Contudo, escrever é como ser um bom jogador: mesmo os melhores erram. Portanto tenho apenas que me permitir dizer, “Algumas vezes escrevo melhor que em outras.” Só acho que sei mais agora do que sabia no início, mas não sei se sou um roteirista melhor.

É verdade que o painel de Lost na Comic Con desse ano foi o último da série?

Acho que a ideia de aparecer na Comic Con para responder perguntas que a série não respondeu seria tão ruim quanto. Se nào respondermos alguma coisa na série é porque não queríamos responder. Se iríamos a Comic Con para fazer uma retrospectiva com todos participando? Sim, penso que isso seria bacana daqui a 5 ou 10 anos. Mas certamente não no próximo ano, um mês depois da exibição do final da série.

Quando a temporada vai estrear, afinal?

Eles ainda não nos informaram a data. Eu não sei nem mesmo em que noite a série será exibida. Por um bom tempo estivemos nas noites de quarta-feira, mas as comédias da ABC estão indo bem agora. E na verdade eu gosto de Modern Family e Cougar Town, portanto não tenho certeza se a ABC vai trocar essas séries de dia. Tudo que tenho ouvido [em termos de data] é de meados para o fim de janeiro. Teremos 18 episódios – sendo um duplo na estreia e outro no final – portanto se formos terminar em meados de maio, a temporada não pode estrear depois do fim de janeiro.

A aposta do dia 27 de janeiro continua valendo para mim

Fonte: Dude We Are Lost (comentários)

Nenhum comentário:

Postar um comentário